terça-feira, 14 de abril de 2015

O essencial é invisível aos olhos...


Hoje acordei me sentindo mais leve, me levando menos a sério e talvez seja aí que esteja o segredo... levar a vida menos a sério, levar a si mesmo menos a sério, se importar menos e viver mais. Acordamos todos os dias com uma pilha de responsabilidades e compromissos e quando vemos já estamos de volta em nossa cama, com a cabeça no travesseiro prontos para dormir e no outro dia começar tudo outra vez.

Parece papo daquelas palestras de auto ajuda, mas definitivamente a felicidade real se encontra por meio das coisas simples, coisas que de tão simples as vezes não notamos e não damos o devido valor, as vezes essas coisas pequenas e simples passam invisíveis frente aos nossos olhos cegos por tanto caos, não tiramos tempo para parar respirar fundo e admirar tudo o que há de bom em nossa vida, esquecemos de desfrutar as maravilhas de sermos nós mesmos, no livro O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, disse que "o essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração", e isso hoje faz tanto sentido.

Essas coisas de tão simples não são notadas, e te de tão pequenas escorrem pelos vãos dos nossos dedos e se perdem pelo caminho, e de tão pequenas as vezes quando perdemos são difíceis de serem encontradas normalmente, por isso é imperativo reconhecermos a simplicidade e beleza da vida, e cuidarmos dela como nosso maior tesouro, porque é isso que a simplicidade é, um bem precioso.

No meio do caos que as vezes nos encontramos é possível encontrar paz, no meio da escuridão ainda é possível encontrar luz, mas para encontrar isso é preciso parar de olhar com os olhos e começar a olhar com o coração, é preciso parar, olhar pra si, olhar ao nosso redor e reconhecer a quantidade de coisas boas que temos ao nosso redor, familiares, emprego, saúde, amigos, inteligência, um teto, honestidade, compaixão, paixão... poderia citar uma lista enorme de coisas que temos e muitas vezes não nos damos conta, talvez não a tenhamos todas ao mesmo tempo, mas com toda certeza sempre temos algo simples que faz com que nossa vida tenha mais sentido.

Não temos todas as coisas que queremos, mas quando focamos no que temos ganhamos força para buscar o que queremos, e é nisso que eu tenho me agarrado e o que tem me motivado a levantar todas as manhãs, o que eu tenho e não o que eu não tenho... Quero muitas coisas, possuo aspirações grandes, sonho alto, mas valorizo pouco o que eu tenho. Jesus Cristo disse que ensinaria linha sobre linha, preceito sobre preceito, e a vida é assim, pouco a pouco, aprendemos o básico e pouco a pouco nosso sistema cognitivo vai se aperfeiçoando para receber e processar um maior número de informação.

Quando nascemos nossa primeira refeição não é uma boa macarronada de domingo, nosso organismo não está preparado para alimentos sólidos, nascemos mas estamos em constante desenvolvimento, precisamos nos alimentar do leite materno, depois de comidas pastosas, frutas e assim por diante, é um processo e como todo processo isso leva tempo, e quando eu falo em tempo, falo em meses, anos... quando começamos a ser alfabetizados não começamos por uma tese de mestrado, desenvolvemos nossa coordenação motora, nos familiarizamos com as letras, sílabas, formamos palavras e quando nos damos conta naturalmente estamos escrevendo, como estou aqui fazendo.

A felicidade assim como a evolução é um processo natural, nascemos para isso, esse é nosso propósito evoluirmos e sermos felizes, nosso propósito não é o de sermos melhores que qualquer outra pessoa nesta terra, nosso propósito é de sermos o melhor que podemos ser, e nosso potencial é infinito, as possibilidades de sermos felizes são incontáveis, precisamos parar de acelerar o relógio e aceitar que cada coisa nessa Terra tem um tempo exato para começar e terminar, basta fechar um pouco os olhos e abrir um pouco mais o coração, e quando fizermos isto com certeza seremos mais felizes, pois novamente "o essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário