O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.
Desconfiado, o sapo respondeu: "Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer.
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.
Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.
Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:
-Porque essa é a minha natureza!
***
Estou lendo um livro que fala sobre psicopatia e no livro a autora usa essa parábola para fazer uma analogia ao compartamento do psicopata, um ser que por ausência de afetividade, destrói e passa por cima das pessoas com o simples intuito de alcançar um objetivo seje ele qual for... mas a alusão que eu quero fazer não tem nada a ver com psicopatas, existem muitos escorpiões que passam pelas nossas vidas, escorpiões esses que nos atingem com o seu veneno letal ou não, pelo simples fato de que isso é algo inerente à sua natureza.
Existem aquelas pessoas que insistem em nos decepcionar nas coisas mais pequenas e simples e nem se dão conta do quanto isso é um veneno... as vezes matamos as pessoas ou os nossos relacionamentos dando-lhes doses homeopáticas de veneno que com o tempo se torna letal, fazendo com que até o mais forte dos relacionamentos se torne algo frio e sem vida.
***
Então amigos, cuidado com as picadas dos escorpiões!!!
oi... estava te devendo uma visita e um comentário né?!
ResponderExcluirDesculpe se estou sendo um amigo ausente, senti no msn que você está chateado comigo e não é pra menos... é que ando me sentindo estranho, meio q cansado de td. Não é cansado da sua amizade, bem longe disso, pois vc me escuta, me da conselho e me suporta muito e muito... mas eu ando com uma sensação de que nada faz sentido, que eu to perdido, que quanto mais eu tento me achar, mais me perco... seja namoro, trabalho, ou qualquer coisa. Eu vejo o que acabo fazendo contigo, de não conversar direito, e isso me deixa triste.. muito triste, mas eu não sei o que fazer pra mudar. Quero que entenda que não é maldade minha, e eu sei que se te contar td, vc vai brigar tanto comigo q sei lah, me parece não valer a pena comentar. Eu ando me sentido perdido e acabo não te dando a devida atenção. Me desculpe, muito mesmo. Bjs, te adoro do fundo do coração meu eterno amigo.
É Duh, pior do que fazer o que é de sua natureza, é desejar forjar e forçar a própria natureza pra justificar as ferroadas que dão voluntariamente.
ResponderExcluirFica aí a intenção de identificar os escorpiões antes que alguem chegue a fazer o papel de sapo...
Abraço!
oi, como você está? Quando voltar me da um toque. E passa no meu blog, eu comentei no seu. Precisa retribuir. rs
ResponderExcluirSaudades já de ti. beijos
Existem escorpioes sempre a nossa volta, tentando e muitas vezes cravando seus ferroes em nossa vida, mas o que eu queria dizer pegando o gancho do Duh é que muitas vezes nos temos sido escorpiões ferroando outras pessoas com nosso pessimismo, egoismo e possssivismo(sei lá se essa palavra existe rs..) precisamos tomar esse cuidado.
ResponderExcluirabraços Duh e epsero nao ter sido um escorpião pra vc!
Nelson
Eita Duh, brigado pelos elogios e pela visita... e falta muuuuuito pra eu sequer cogitar a possibilidade de virar escritor!!
ResponderExcluirAbração!